Adoro Chá

Chá de camomila: para que serve, benefícios e como fazer

Chá Camomila
créditos /AI

A Matricaria recutita, mais popularmente conhecida como camomila, é uma planta com características bem marcantes, como seu núcleo amarelo e suas pequenas pétalas brancas, fazendo com que elas se pareçam bastante com margaridas. Sua popularidade pousa no fato de ser amplamente usada para o preparo do famoso chá de camomila.

chá de camomila
Fonte da imagem: Pixabay/Reprodução

Para que serve o chá de camomila?

O chá de camomila, que é a forma pela qual a planta em questão é mais consumida, detém todo um conjunto de atributos medicinais e também nutritivos. Nas plantas, essas substâncias ajudam na resistência contra infecções.

Para nós seres humanos, ela é possui inúmeras utilidades. De fato, a camomila foi e ainda é muito consumida por conta de suas propriedades. É possível ainda usar a camomila em compressas, mas o chá é, como já foi dito, sua forma mais popular de consumo.

Leia também: Controla o açúcar no sangue além de outros bons benefícios: Saiba mais sobre o chá de mirtilo

Quais são os benefícios?

Alguns dos benefícios mais relevantes do chá de camomila são:

  • Melhoria no sono

Devido às suas propriedades profundamente calmantes e relaxantes, por conta de um bioativo intitulado apigenina, ele age no sistema nervoso central, proporcionando um efeito sedativo e tranquilizador.

  • Auxiliar natural no tratamento de estresse e ansiedade

Além de acalmar o sistema nervoso central, esse chá ajuda na redução dos níveis de cortisol (hormônio ligado ao estresse) no corpo.

  • Ajuda na promoção do relaxamento muscular

Ativos presentes na camomila reduzem a ocorrência de contrações musculares involuntárias e aumentam a capacidade de relaxamento dos músculos.

Quais são as contraindicações?

O chá de camomila não é indicado para pessoas que possuam alergia à camomila ou a qualquer outra planta que faz parte da mesma família da camomila. Ademais, o consumo desse chá não é indicado também para bebês com menos de 6 meses de vida.

Além disso, cabe ressaltar que aqueles que estiverem no uso regular de analgésicos, sedativos e outros medicamentos precisa conversar com um médico antes de consumir esse chá, pois ele pode alterar os efeitos de alguns desses remédios.

Como fazer o chá de camomila?

Confira a seguir o modo de preparo do chá de camomila.

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de camomila seca;
  • 200 ml de água fervida.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, acrescente a camomila na água já fervida e coloque uma tampa no recipiente em questão.
  2. Deixe a infusão em repouso por pelo menos 5 minuto;
  3. Depois, coe com a ajuda de uma peneira e sirva enquanto o chá ainda está quente.

Considerações finais

O chá de camomila é um chá consideravelmente delicado. Por esse motivo, não se deve ferver a erva junto com a água, uma vez que o calor excessivo pode afetar negativamente seu potencial de proporcionar benefícios ou até mesmo acabar com eles, além ainda de prejudicar o seu sabor e aroma.

Chás mais recentes

Chás mais populares