Que chá é bom para tontura da labirintite? Separamos os 6 melhores deles no artigo de hoje para alivio dos sintomas. Mas será que o chá de cravo é bom mesmo para a labirintite como dizem? Continue a leitura.
Sabe quando bate aquela tontura que parece que o chão vai fugir debaixo dos pés? Pois é, quem sofre com labirintite conhece bem essa sensação.
Essa condição que afeta o labirinto (uma estrutura do ouvido) pode gerar vertigem, sensação de ouvido cheio e até náuseas. Existem alguns chás naturais que podem dar uma força para aliviar esses sintomas e ajudar a deixar o dia a dia mais tranquilo.
Vamos te contar aqui sobre 6 chás para labirintite que têm fama de serem ótimos aliados no combate à tontura.
1 – Chá de gengibre

O gengibre é famoso por sua capacidade de ajudar a reduzir náuseas e melhorar o equilíbrio. Ele age diretamente no sistema digestivo e tem efeitos anti-inflamatórios que podem ajudar no alívio da vertigem. Um chá de gengibre quente ou até mesmo mastigar um pedacinho fresco da raiz já pode dar aquele alívio durante uma crise.
2 – Chá de ginkgo biloba

O ginkgo biloba é conhecido por melhorar a circulação sanguínea, especialmente na área do cérebro e dos ouvidos. Isso pode ser muito benéfico para quem sofre com a labirintite, já que uma circulação melhor pode aliviar a sensação de desequilíbrio. Além disso, o ginkgo biloba é um ótimo aliado na saúde mental, trazendo benefícios extras ao humor.
3 – Chá de lavanda

A lavanda é uma planta calmante que ajuda a reduzir a ansiedade e promove o relaxamento. Por isso, o chá de lavanda pode ser uma escolha interessante para quem sente que a tontura da labirintite também vem acompanhada de estresse e tensão. Ele ajuda o corpo a se acalmar, reduzindo a percepção da vertigem.
4 – Chá de cravo é bom mesmo para labirintite como dizem?

O chá de cravo tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que podem ajudar a aliviar os sintomas da labirintite, especialmente as tonturas. Ele melhora a circulação e traz aquela sensação de aquecimento no corpo, que ajuda a relaxar. Além disso, é uma opção saborosa e que traz um leve toque adocicado.
Receita simples de chá de cravo
Ingredientes: 5 cravos-da-índia e 1 xícara de água.
Modo de preparo: Ferva a água e, ao levantar fervura, adicione os cravos. Deixe cozinhar por 5 minutos e depois desligue o fogo. Tampe e deixe descansar por mais 5 minutos. Coe antes de beber.
5 – Chá de erva-doce

A erva-doce é outra ótima opção, pois é conhecida por suas propriedades calmantes e relaxantes. Ela ajuda a acalmar o sistema nervoso, o que pode ser muito útil durante uma crise de labirintite. Um chá de erva-doce morno antes de dormir também pode melhorar a qualidade do sono e reduzir o estresse.
6 – Chá de camomila

A boa e velha camomila não podia ficar de fora. Esse chá é conhecido por ser calmante natural e pode ajudar bastante quando a labirintite vem acompanhada de ansiedade ou insônia. Além disso, ela tem um leve efeito anti-inflamatório, que também pode colaborar com a melhora dos sintomas. Ideal para tomar à noite e descansar com mais tranquilidade.
Esses 6 chás podem ser ótimos complementos para lidar com a labirintite, mas lembre-se: eles não substituem o acompanhamento médico. Se você sente tonturas frequentes, é essencial buscar um diagnóstico e o tratamento adequado.
Gostou? Temos diversos outros artigos interessantes sobre chás em nossa página! Continue a leitura.

Os melhores conteúdos sobre chás.